sábado, junho 22, 2002

esse é para a Carol e pra :


Espanha tem mais dois atentados a bomba
22.Jun.2002


Os ataques, ocorridos neste sábado nas cidades de Mijas e Santander, são os mais recentes de uma série de cinco atribuídos ao grupo separatista ETA nos últimos dois dias. Não há notícias de pessoas seriamente feridas nas explosões, que aconteceram no dia em que termina o encontro de líderes da União Européia em Sevilla. Na sexta, três atentados a bomba marcaram o início do encontro.

A polícia local disse que a primeira explosão deste sábado aconteceu no estacionamento de um hotel em Mijas. Ao contrário dos últimos atendados ocorridos na Costa do Sol com carros-bomba, o ataque de Mijas foi bem mais singelo: um ou dois quilos de explosivos foram colocados em uma sacola entre dois carros no estacionamento de um hotel. O atentado em Santander ocorreu quase duas horas depois.

Antes das explosões, a polícia recebeu avisos por telefone. Há suspeitas de que integrantes do ETA sejam os autores dos telefonemas. Na sexta, três carros-bomba explodiram na cidade de Zaragoza, ao noroeste do país, e nos resorts de Marbella e Fuengirola, ao sul. Cada um continha cerca de 30 quilos de explosivos. No total, sete pessoas foram feridas nestes atentados, incluindo turistas e três crianças.

O ETA já matou mais de 800 pessoas em sua campanha de independência da região Basca, que já dura mais de 30 anos. No último verão europeu, o ETA realizou atentados semelhantes em locais turísticos. ?Estes terroristas estão atacando uma Europa em que eles sabem que não têm lugar?, disse o primeiro ministro espanhol José Maria Aznar, que sobreviveu a um atentado do ETA antes de sua eleição, em 1996.

Apesar do ETA não assumir responsabilidades por seus atos até que se passem semanas, os ataques tipicamente coincidem com grandes eventos políticos. Em Sevilha, a segurança foi redobrada, com cerca de 10 mil policiais a postos.

Nenhum comentário: