segunda-feira, junho 03, 2002

Não há mais do que mil pandas em todo o mundo. Durante a primeira semana de vida do bebê, a mãe simplesmente não come nem bebe, para não se afastar da cria. Na China antiga, acreditava-se nos poderes mágicos do panda.

A lontra pode ser considerada em extinção já que existem apenas 13 espécies distribuídas em quase todos os continentes, exceto Austrália e Antártida. Aqui no Brasil encontram-se duas espécies: a que é conhecida como lontra (Lontra longicaudis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis). As duas constam da lista brasileira de animais ameaçados de extinção elaborada pelo IBAMA em 1989. Nestas regiões há um conflito entre os pescadores e as lontras, já que os mamíferos têm o hábito de atacarem as redes de pesca para comer os peixes.

O cavalo-marinho não ultrapassa os 20 centímetros de altura e não é muito afeito a nadar. Prefere ficar preso pela cauda a tudo o que estiver por perto. Alimenta-se de plâncton e pequenos peixes. Na família deles quem dá à luz é o macho. É que a fêmea deposita os seus ovos numa bolsa incubadora localizada no corpo do "marido" . Ele é muito frágil, pode ser presa muito fácil dos colecionadores para aquário.


Tartarugas. Todas elas têm vida longa quando não encontram a presença do homem, perigoso predador. Alcançam 80 anos de idade e são os mais antigos seres vivos da Terra. Acredita-se que seus ancestrais já existiam há pelo menos 150 milhões de anos. Todas as espécies conhecidas são dóceis e inofensivas.


Não compre objetos de pele ou dentes de animais, como por exemplo: conchas, corais, cascos de tartaruga, etc...

Nenhum comentário: