quinta-feira, agosto 29, 2002

Estou gostando de estar sozinha na cadeira da noite. Gostando da novidade. Gostando ainda mais de ter que ler livrinhos de criança. João e suas metades. Tão pequenininho e já entendendo tudo. Que ele é feito de partes. Metades. Antíteses. Guiado pelo pai ou não. Entendeu que é fogo e água, vivo e morto, carne e osso, com olho e sem olho. Enfim. João, eu sou sua fã. Não importa se no fundo, sou fã sua e de seu pai escritor. Para mim foi você. E eu adorei.

Tem outro cara que eu nunca vou esquecer. O Nicolau. Aquele, da Ruth Rocha, que tinha uma idéia. E contou a idéia que tinha pra o João - um outro João, mas quem sabe ao mesmo também - que por sua vez também tinha uma idéia e ficou com duas idéias. E contou a sua para Nicolau e Nicolau também ficou com duas idéias. E continuaram. Todos na cidade - e fora dela - resolveram contar suas idéias. No fim, todo mundo na cidade tinha um monte de idéias. E o Nicolau lá, e cima da colina, contando tudo o que ouviu para as crianças. Ruth, Nicolau, sou fã de vocês.

E ainda tem a Giselda e sua Princesa Marta. Sobre Giselda já ouvi de tudo. Que é horrível, que é maravilhoso. Pra mim, Giselda é que nem todo mundo. Faz coisas fantásticas mas também faz muita coisa ruim. Ruim mesmo. Eu, particularmente, gosto do que ela fez de fantástico, e, sou sim, fã dela por essas coisas. As coisas coisas ruins não estragam as boas. Seu Rei Mandou Dizer. E todo dia o Rei Gordo ouvia as pessoas e dizia e mandava dizer. E o povo ouvia o que ele dizia e acreditava e ia pra casa. E sempre foi assim, desde seu avô e do avô de seu avô. Até que um dia a Princesa Marta pula da cama, "Tive uma idéia". Não, desta vez não foi o Nicolau que contou idéias a ela. O que sei é que a idéia dela fez desmaiar a aia velha, que a vira nascer. "Onde já se viu princesa ter idéia?". Pois ela teve. E acreditou nesta idéia e foi atrás. E no fim, ela tava era certa. E conseguiu. Danada, essa Princesa Marta. Danada mesmo. Giselda, você fez a melhor Princesa Marta do mundo!

Nenhum comentário: