terça-feira, janeiro 11, 2005

Alice no Meu País


- (...), o arcebispo patriótico de Canterbury, achou isso recomendável...
- Achou o quê?
- Achou isso recomendável. É claro que você sabe o que "isso" significa.
- Sei muito bem o que "isso" significa, quando eu acho alguma coisa. A pergunta é: 'o que foi que o Arcebispo achou?

***

- Quem é você?
- Eu... eu... no momento não sei, minha senhora... pelo menos sei quem eu era quando me levantei hoje de manhã, mas acho que devo ter mudado várias vezes desde então.
- O que você quer dizer? Explique-se!
- Acho que infelizmente não posso me explicar, minha senhora, porque já não sou eu.

***

- Por favor, poderia me dizer por que é que o seu gato sorri desse jeito?
- É um gato de Cheshire. É por isso.
- Não sabia que todos os gatos de Cheshire sorriam. Para falar a verdade nem tinha idéia de que os gatos sabiam sorrir.
- Todos sabem. E a maioria deles sorri.
- Não sei de nenhum que sorria.
- Você não sabe muito. Isso é um fato.

***

- Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?
- Isso depende bastante de onde você quer chegar.
- O lugar não me importa muito, desde que eu chegue a algum lugar.
- Então não importa que caminho você vai tomar.

***

- Visite quem você quiser, ambos são loucos.
- Mas eu não ando com loucos.
- Oh! Você não tem como evitar. Somos todos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca.
- Como é que você sabe que eu sou louca?
- Você deve ser, senão não teria vindo para cá.

***

- Tome mais chá.
- Ainda não tomei nenhuma xícara, por isso não posso tomar mais.
- Você quer dizer que não pode tomar menos. É muito fácil tomar mais que nada.

***

- E qual era o curso regular?
- Lerdear e esquivar, para início de conversa, e depois os diferentes ramos da aritmética - Ambição, Distração, Amiudação e Derrisão.
- Nunca ouvi falar de Amiudação. O que é?
- Nunca ouviu fala de amiudar! Você sabe o que significa agrandar, não?
- Sim. Siginica... tornar... algo... maior.
- Bem, nesse caso, se você não sabe o que é amiudação, você é uma pateta.

***

- Leia-os
- Onde devo começar, Vossa Majestade?
- Comece pelo começo e continue até chegar ao fim, então pare.

***




Nenhum comentário: